Rua Irmã Benwarda, Nº 53 Ed. Maia Monteiro – Centro, Florianópolis/SC contato@prevencordis.com.br (48) 3037-3900

Exames

Vários exames, um só objetivo. Cuidar da sua saúde.

Confira abaixo a relação dos exames que realizamos na Prevencordis:

Ecocardiograma para Avaliação de Sincronismo

Este exame é um complemento ao Ecocardiograma Transtorácico e é realizado com a indicação de um especialista. Assim, além das medidas usuais, são realizadas também medições da sincronia de contração entre os átrios e os ventrículos e entre os ventrículos do coração. Caso haja um atraso de contração muito acentuado, isto pode prejudicar a habilidade de bombeamento do sangue. que pode então ser melhorada com algumas técnicas de estimulação cardíaca artificial.

 

Preparo para o exame:

Por ser o exame não invasivo, não há necessidade de suspensão de medicamentos ou preparo para realização do procedimento.

 

Orientações:

O Ecocardiograma para Avaliação de Sincronismo é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deve chegar 15 minutos antes do horário marcado, trazendo pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

 

Ecocardiograma Transtorácico com Color Doppler

O ecocardiograma transtorácico é um exame cardiológico de imagem que utiliza a técnica do ultrassom. É realizado por médico cardiologista com especialização em imagem.

Destaca-se como método diagnóstico em Cardiologia pela diversidade de informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração. Permite o rastreamento de cardiopatias (doenças do coração) de forma não invasiva, rápida e confortável, sem necessidade de contrastes ou radiação.

 

Preparo para o exame:

O Ecocardiograma é um procedimento diagnóstico não invasivo e, portanto, não há necessidade de suspensão de medicamentos ou preparo para realização do procedimento.

 

Orientações:

Este exame é realizado somente com agendamento prévio. No dia do Ecocardiograma, o paciente deve chegar 15 minutos antes do horário marcado e trazer o pedido médico, documento de identidade e a carteira do convênio.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

O Eletrocardiograma (ECG) de repouso recebe várias denominações: ECG basal, ECG de superfície, ECG convencional ou, simplesmente, Eletrocardiograma. Trata-se de exame não invasivo, de realização rápida e fácil. Apesar de inúmeras inovações na medicina cardiovascular, o ECG permanece como o recurso diagnóstico mais amplamente utilizado na avaliação dos distúrbios do ritmo cardíaco.

Esse exame registra a atividade elétrica do coração e pode prover informações sobre o diagnóstico de problemas estruturais cardíacos, isquemia miocárdica, distúrbios eletrofisiológicos do miocárdio, doenças do pericárdio, posicionamento do coração, estimulação cardíaca artificial, alterações metabólicas e eletrolíticas sistêmicas, além de documentação de influências autonômicas e farmacológicas (tóxicas ou terapêuticas).

Indicações:

O Eletrocardiograma é complementar ao processo de diagnóstico de uma consulta cardiológica. Por isso, antes de uma consulta com o cardiologista, é necessária a sua realização. O ECG, habitualmente, é solicitado ao paciente antes de um procedimento cirúrgico, na etapa de preparo pré-operatório.

Preparo para o exame:

O Ecocardiograma é um exame não invasivo. Portanto, não há necessidade de suspensão de medicamentos ou preparo para a sua realização. Em alguns casos, pode ser necessária a tricotomia (corte de pelos) do tórax, para reduzir e interferência dos registros elétricos.

Orientações:

Este exame não requer agendamento prévio e o laudo fica pronto em 24 horas. No dia do exame, o paciente deve portar: pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio.

 

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

O Holter 24h é um exame que registra o eletrocardiograma por 24 horas. É indicado para diagnosticar distúrbios na condução elétrica do coração, como arritmias, bloqueios e falhas nos batimentos, mas que acontecem de maneira intermitente, ou seja, para os quais o eletrocardiograma convencional, realizado por poucos segundos, não foi capaz de diagnosticar.

O exame de Holter é realizado com a instalação de eletrodos adesivos no tórax, ligados a um pequeno aparelho que ficará preso na cintura.

Preparo para o exame:

O Holter 24h é um procedimento diagnóstico não invasivo e, portanto, não há necessidade de suspensão de medicamentos para realização do procedimento.

Orientações:

O exame Holter é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deverá:

  • chegar 15 minutos antes do horário marcado;
  • trazer pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio; 
  • TRAZER UM CINTO, independente do tipo de roupa utilizada (para que o aparelho possa ser fixado na sua cintura);
  • NÃO será possível tomar banho durante a utilização do aparelho;
  • NÃO é recomendável dormir em colchão magnético;
  • Deverá EVITAR o uso de decotes ou vestidos;
  • EVITAR atividade física extenuante.

No dia do exame, o paciente receberá todas as orientações necessárias para a sua correta realização. 

 

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

O Monitor de Eventos Cardíacos ou Loop Event Recorder é um sistema de monitorização prolongada e contínua do Eletrocardiograma.

Como é o exame:

O monitor é de pequeno porte e fácil manipulação. Dois eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectados ao gravador por meio de um cabo. Estes eletrodos podem ser facilmente removíveis e recolocados pelo próprio paciente, facilitando a higiene pessoal. O gravador fica junto ao cinto do paciente.

O paciente é orientado quanto à colocação e retirada diária dos eletrodos (para o banho) e à anotação, em um diário, sobre as atividades realizadas no dia da monitorização e seus respectivos horários de registros. O aparelho não pode molhar ou receber nenhum líquido, sob o risco de sofrer danos.

O sistema pode ser mantido por até 14 dias, permitindo o esclarecimento diagnóstico sem que o paciente modifique seus hábitos de vida: durante o trabalho, o sono ou lazer.

Com o aparecimento dos sintomas (palpitações, dor no peito, desmaios ou quase-desmaios, tonturas) ou após uma síncope, o paciente aciona um botão no monitor que, consequentemente, retém na memória do gravador os sinais eletrocardiográficos adquiridos alguns minutos antes e após a ativação. Assim, é possível correlacionar os sintomas clínicos com os distúrbios eletrocardiográficos registrados no momento do evento.

O eletrocardiograma gravado é então transferido para o sistema de análise no Setor de Arritmia por um sistema computadorizado de aquisição de sinais. Dessa forma, o paciente pode ter seu problema esclarecido.

Indicação:

O exame é indicado para diagnóstico diferencial de palpitações, tonturas sem causa, perdas de consciência (síncopes), dor no peito e outros sintomas cardiovasculares de origem não esclarecida por outros meios diagnósticos.

A vantagem, em relação ao Holter, é a possibilidade de monitorização prolongada, o que torna viável o diagnóstico quando há sintomas esporádicos e/ou transitórios.

 

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

O MAPA 24h é um exame onde se registram medidas seriadas da pressão arterial durante o dia e à noite. Normalmente, é realizado quando há dúvidas se as pressões medidas no consultório e de modo eventual estão realmente elevadas em outras ocasiões – ou se é algo momentâneo (Hipertensão do jaleco branco).

Este exame também é indicado para avaliar a eficácia da medicação em pacientes já diagnosticados com hipertensão, ou seja, para saber se as medicações estão conseguindo manter as pressões controladas durante o dia e à noite. Desta forma, o médico poderá realizar modificações personalizadas nos horários ou nos tipos de medicamentos, a fim de obter um melhor controle da doença.

O MAPA 24h é realizado com a instalação de uma braçadeira para a medição da pressão em um dos braços. Esta braçadeira estará conectada a um pequeno aparelho preso na cintura.

Preparo para o exame:

O MAPA é um procedimento diagnóstico não invasivo. Portanto, não há necessidade de suspensão de medicamentos para a sua realização, EXCETO em caso de outra orientação por parte do seu médico.

Orientações:

Este exame é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deverá:

  • chegar 15 minutos antes do horário marcado;
  • trazer pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio;
  • TRAZER UM CINTO, independente do tipo de roupa utilizada  para que o aparelho possa ser fixado na sua cintura);
  • NÃO será possível tomar banho durante a utilização do aparelho;
  • NÃO é recomendável dormir em colchão magnético;
  • Deverá EVITAR o uso de decotes ou vestidos apertados;
  • EVITAR atividade física extenuante.

No momento em que o aparelho iniciar uma medida, é altamente indicado que o braço onde está a braçadeira fique relaxado e imóvel até a total desinsuflação. Caso contrário, o aparelho tentará aumentar a compressão no local ou poderá não fazer a leitura correta da pressão.

No dia do exame de MAPA o paciente receberá todas as orientações necessárias para a sua correta realização.

 

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

Os portadores de marcapasso ou CDI devem fazer visitas regulares ao seu médico cardiologista habitual e também realizar avaliações especializadas para a revisão do seu dispositivo com o cirurgião cardiovascular que realizou o implante. Nestas visitas, o marcapasso ou CDI será avaliado quanto ao funcionamento, à programação e ao estado da bateria.

Como são realizadas as revisões de marcapasso e CDI:

As revisões de marcapasso e CDI são realizadas por telemetria (ondas de rádio), através de um aparelho colocado sobre a pele, no local onde está o gerador do marcapasso. Esse aparelho é conectado a um computador que permite ao médico avaliar a quantidade de energia da bateria, a integridade dos eletrodos, a presença de arritmias, a porcentagem de uso do aparelho e se o funcionamento está adequado ou não. É através da telemetria que o médico também realiza os ajustes de programação, se necessário.

As avaliações periódicas promovem um melhor aproveitamento do marcapasso ou CDI e permitem a identificação de algum problema no seu funcionamento. Além disso, indicam o melhor momento para troca do gerador (a bateria não dura para sempre).

A periodicidade das revisões de marcapasso ou CDI é definida pelo cirurgião cardiovascular que realizou o implante. Geralmente, as avaliações são realizadas a cada seis meses ou em intervalos menores, se houver alguma recomendação específica.

Orientações para as revisões de marcapasso e CDI:

  • Realizar o agendamento prévio da consulta de revisão de marcapasso ou CDI;
  • No dia do atendimento, levar a carteira do marcapasso ou CDI.

 

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

O Teste Ergométrico, também conhecido como Teste de Esforço ou Teste de Esteira, é um procedimento no qual o paciente é submetido a um esforço físico programado e individualizado. Tem como finalidade avaliar as respostas clínica, hemodinâmica, eletrocardiográfica e metabólica ao exercício. Esta avaliação possibilita detectar sinais de doença coronariana, reconhecer arritmias cardíacas, prescrever exercício, avaliar o resultado de intervenções terapêuticas e demonstrar ao paciente e aos seus familiares a sua real capacidade física.

Como é realizado o Teste Ergométrico:

Para uma melhor qualidade do traçado eletrocardiográfico, o preparo da pele para fixação dos eletrodos é fundamental. Algumas vezes, é necessário raspar os pêlos de alguns pontos do tórax e do abdome e friccionar a pele com gaze e álcool para remover a oleosidade natural destas áreas, onde serão colocados eletrodos descartáveis. Eventualmente, é necessário o uso de uma lixa biológica. Na grande maioria das vezes, este processo é bem tolerado. Porém, ocasionalmente, pode ocorrer algum desconforto por reação alérgica ou hipersensibilidade individual. Nestes casos, recomenda-se evitar a exposição ao sol nos dias subseqüentes, podendo-se utilizar hidratante ou creme dermatológico.

No Teste Ergométrico, o paciente caminhará em uma esteira ergométrica e, progressivamente, o médico aumentará a velocidade e/ou a inclinação da esteira até o limite do esforço tolerado. A interrupção do teste ergométrico pode ser solicitada a qualquer momento, devido ao cansaço ou outro motivo. Além disso, o próprio médico que acompanha o exame pode interromper o teste, se julgar necessário. Durante todo o exame, o médico estará monitorando o eletrocardiograma, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a condição clínica do paciente. 

Riscos ao Paciente:

Apesar de todos os cuidados na realização deste exame, alguns incidentes podem ocorrer. Entre eles, queda da esteira ou alterações clínicas, como resposta anormal da pressão arterial, arritmias, angina do peito, tontura ou desmaio.

O exame de Teste Ergométrico pode identificar a grande maioria dos pacientes que apresentam doença coronariana importante e, assim, salvar muitas vidas. Contudo, raramente podem ocorrer complicações, como arritmias graves, infarto e/ou morte. Estes casos excepcionais (menos de 0,01% de óbitos nas estatísticas mundiais) geralmente estão associados à doença cardíaca grave. Assim, estes indivíduos podem apresentar as mesmas complicações em qualquer outra circunstância – geralmente, longe dos recursos necessários para revertê-las. Para estas situações, dispomos de equipamentos de ressuscitação e profissionais habilitados para intervir, se necessário.

Orientações para o exame:

  • Comparecer com 15 minutos de antecedência ao horário agendado;
  • Para maior conforto durante o exame, recomenda-se o uso de traje esportivo e tênis;
  • Os homens farão o exame com o tórax desnudo e as mulheres devem trajar top ou sutiã;
  • Sugere-se também que se traga uma toalha de rosto;
  • Não fumar ao menos por 3h antes do exame;
  • Não realizar o exame em jejum;
  • Fazer uma refeição leve antes do exame;
  • Evitar beber café, chá preto ou bebidas alcoólicas no dia do exame;
  • Não realizar esforço não habitual por 12h antes do exame;
  • Se estiver em uso de medicamentos, levar os nomes para informar ao médico;
  • Não deixar de tomar os medicamentos em uso, a menos que solicitado pelo médico;
  • 24h antes do exame, não usar cremes, bronzeadores ou substâncias oleosas sobre o tórax;
  • Pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo seu responsável ou representante legal.

 

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

Tratamento de Varizes com Espuma

Este método tem como objetivo tratar as varizes que teriam indicação de cirurgia apenas através da injeção de uma espuma preparada com Polidocanol, entre 0,5 a 3%, conforme o caso. Elimina, assim, a necessidade de cirurgia de varizes.

A maioria dos pacientes que apresentam indicação de cirurgia de varizes pode ser submetida a este método, que não apresenta corte e não requer anestesia. O paciente não necessita de repouso ou internação, podendo ser realizado no próprio consultório. O paciente pode retornar para casa até a pé.

O tratamento de varizes com espuma apresenta um índice muito baixo de complicações, que também podem ocorrer com a cirurgia de varizes. Esta técnica é reconhecida atualmente no mundo inteiro, em especial na Europa, sendo uma ótima alternativa para pessoas que não podem ou não desejam ser submetidas a um tratamento cirúrgico. Vale salientar que a indicação depende da avaliação do cirurgião vascular.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

 

Escleroterapia de Telangectasias (aplicação ou secagem de vasinhos)

Telangectasias são vasinhos presentes na pele, geralmente nas pernas, muitos finos (normalmente menores que 1mm). Geralmente, apresentam cor avermelhada, mas podem tornar-se quase que pretas. Normalmente, a preocupação é apenas estética, mas em quadro mais avançado pode apresentar outros sintomas.

Escleroterapia, popularmente chamada de aplicação ou secagem de vasinhos, consiste na aplicação de um líquido esclerosante dentro destes vasinhos, com o objetivo de fazê-los desaparecer.

O resultado é bom na maioria dos pacientes. Porém, deve-se ter em mente que a doença venosa é um problema crônico e que, com o passar do tempo, podem aparecer novos vasinhos. Além disso, é um problema que depende de vários fatores, como a genética, uso ou não de anticoncepcional, gestação, atividade física, entre outros. Estes fatores sempre devem ser avaliados pelo seu cirurgião vascular.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

Doppler de Aorta e Artérias Renais

Preparo para o exame:

O Doppler é uma técnica especial de ultrassonografia que avalia os vasos sanguíneos, as principais artérias e veias. Para realizar esse exame, o paciente deve se preparar com 48 horas de antecedência, fazendo uso de Dimeticona em gotas (Luftal), da seguinte maneira:

  • 2 dias antes: tomar Dimeticona de 6 em 6 horas (40 gotas);
  • 1 dia antes: tomar Dimeticona de 4 em 4 horas (40 gotas);
  • No dia do exame: fazer jejum por seis horas antes do horário agendado para o exame. Uma hora antes do exame, o paciente deverá tomar 40 gotas de Dimeticona.

Durante os dias de preparo para o exame, o paciente deve o paciente deve evitar alimentos pesados, gordurosos e bebidas gaseificadas. Não é necessário suspender nenhuma medicação para realização do exame.

Orientações:

Este exame é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deve chegar 15 minutos antes do horário marcado trazendo pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

 

Doppler de Aorta e Artérias Ilíacas

Preparo para o exame:

O Doppler é uma técnica especial de ultrassonografia que avalia os vasos sanguíneos, as principais artérias e veias.

Para realizar esse exame, o paciente deve se preparar com 48 horas de antecedência, fazendo uso de Dimeticona em gotas (Luftal), da seguinte maneira:

  • 2 dias antes: tomar Dimeticona de 6 em 6 horas (40 gotas);
  • 1 dia antes: tomar Dimeticona de 4 em 4 horas (40 gotas);
  • No dia do exame: fazer jejum por seis horas antes do horário agendado para o exame. Uma hora antes do exame, o paciente deverá tomar 40 gotas de Dimeticona.

Durante os dias de preparo para o exame, o paciente deve evitar alimentos pesados, gordurosos e bebidas gaseificadas. Não é necessário suspender nenhuma medicação para realização do exame.

Orientações:

Este exame é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deve chegar 15 minutos antes do horário marcado trazendo pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

 

Doppler de Tireoide

Preparo para o exame:

O Doppler é uma técnica especial de ultrassonografia que avalia os vasos sanguíneos, as principais artérias e veias. Este exame é um procedimento diagnóstico não invasivo. Portanto, não há necessidade de suspensão de medicamentos ou preparo para a sua realização.

Orientações:

Este exame é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deve chegar 15 minutos antes do horário marcado trazendo pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

 

Doppler Arterial de Membro Inferior (pernas) ou Superior (braços)

Preparo para o exame:

O Doppler é uma técnica especial de ultrassonografia que avalia os vasos sanguíneos, as principais artérias e veias. Este exame é um procedimento diagnóstico não invasivo. Portanto, não há necessidade de suspensão de medicamentos ou preparo para a sua realização.

Orientações:

Este exame é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deve chegar 15 minutos antes do horário marcado trazendo pedido médico, documento de identidade e carteira do convênio.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

 

Doppler de Carótidas e Vertebrais

Preparo para o exame:

O Doppler é uma técnica especial de ultrassonografia que avalia os vasos sanguíneos, as principais artérias e veias. Este exame é um procedimento diagnóstico não invasivo. Portanto, não há necessidade de suspensão de medicamentos ou preparo para a sua realização.

Orientações:

O Doppler de Carótidas e Vertebrais é realizado somente com agendamento prévio. No dia do exame, o paciente deve chegar 15 minutos antes do horário marcado trazendo o pedido médico, documento de identidade e a carteira do convênio.

Realize aqui o pré-agendamento do seu exame.

 

O exame de Ultrassonografia, também chamado de Ecografia, utiliza as ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens do interior do corpo. As imagens de ultrassonografia são obtidas em tempo real, mostrando as características morfológicas das estruturas, tecidos e o movimento dos órgãos internos.

Para saber quais exames de ultrassonografia geral a Clínica Prevencordis oferece, por favor, entre em contato conosco.