Prevencordis
Prevencordis

Blog

O que o Ecocardiograma diz sobre o Coração?

9/01/20 | Cardiologia, Exames

O exame ecocardiograma auxilia na detecção de doenças cardíacas e é fundamental para definição e condução do tratamento destas .

Com os avanços tecnológicos, os exames cardiológicos estão cada vez mais precisos, pois possuem imagens de melhor qualidade e maior quantidade de recursos para as análises. O ecocardiograma é um desses exames. Ele é um ultrassom e, por meio da emissão de ondas sonoras, mostra imagens que permitem avaliar todas as estruturas do coração e as suas funcionalidades.

“Com ele, é possível detectar anormalidades adquiridas ou congênitas e quantificar a sua repercussão.” – Dra. Carmen Fontana Costa (CRM 5484 / RQE 4895), Cardiologista e Ecocardiografista da Clínica Prevencordis.

Quando o Ecocardiograma é Indicado?

O ecocardiograma é indicado quando, durante uma consulta, o médico cardiologista detecta alguma alteração que necessite de uma investigação mais avançada por método de imagem.

Essas alterações podem ser identificadas tanto no exame físico quanto no eletrocardiograma, exame que registra a condução do impulso elétrico no coração. Os sintomas relatados pelo paciente também são levados em consideração.

Entre os sintomas ou informações que podem sugerir a necessidade do ecocardiograma, pode-se citar: 

  • cansaço;
  • falta de ar;
  • dor no peito;
  • arritmia;
  • histórico familiar de doenças cardiovasculares;
  • entre outros.  

Durante o exame de ecocardiograma, são avaliados os tamanhos das câmaras cardíacas, a espessura do miocárdio, as valvas cardíacas, as artérias e veias que entram e saem do coração, bem como todas as demais estruturas cardíacas. 

A funcionalidade do coração é avaliada pela análise da contratilidade do músculo cardíaco, com mensuração da fração de sangue bombeada a cada batimento e pela análise dos fluxos. Através dessa análise, avalia-se o funcionamento das válvulas cardíacas e também a presença de fluxos ou passagens anormais do sangue pelas câmaras do coração. 

Assim, o ecocardiograma permite diagnosticar doenças cardíacas e graduar a sua repercussão. 

“É possível detectar doenças das válvulas cardíacas, do músculo cardíaco, doenças isquêmicas do coração, como infarto e angina, tumores cardíacos, doenças do pericárdio, da aorta, avaliar próteses valvares, pesquisar sinais de endocardite infecciosa, dentre outras aplicações.” – Dra. Carmen Fontana Costa (CRM 5484 / RQE 4895).

 

Auxílio em Intervenções Cirúrgicas e Percutâneas

O ecocardiograma fornece dados fundamentais para auxiliar o cardiologista na definição das estratégias a serem tomadas com relação à doença identificada. Entre elas, na indicação ou não de intervenções cirúrgicas ou percutâneas (através de cateter).

“Atualmente, o ecocardiograma transesofágico está sendo muito utilizado durante os procedimentos invasivos, devido à qualidade das suas informações, sua eficácia e segurança. Hoje, é recurso fundamental para monitoramento de intervenções em nível hospitalar. Ele fornece detalhamento anatômico aos cirurgiões e hemodinamicistas, monitora o posicionamento e liberação de próteses, bem como o resultado final, antes do procedimento ser encerrado, contribuindo para melhores resultados.” – Dra. Carmen Fontana Costa (CRM 5484 / RQE 4895).

Como é realizado o Ecocardiograma?

O ecocardiograma é um ultrassom na região torácica. Portanto, não é invasivo e não traz nenhum risco para os pacientes.

“Em geral, as pessoas vêm apreensivas. Porém, o exame em si não traz riscos. No máximo, pode ser realizada uma leve compressão sobre o tórax, para adquirir as melhores imagens.” – esclarece Dra. Carmen.

O ecocardiograma é indicado para todas as idades e leva, em média, de 15 a 20 minutos. Alguns exames podem exigir um pouco mais de tempo, dependendo do grau de complexidade e do conjunto de informações a serem avaliadas.

Algumas condições podem limitar a visualização do coração durante a realização do exame. São elas: tórax muito grande, doenças pulmonares, como o enfisema, próteses mamárias ou cirurgias recentes na região mamária esquerda.

Em suma, o ecocardiograma é um exame seguro e que traz dados importantes sobre o coração. Por esse motivo, é peça fundamental no arsenal do cardiologista. Converse com o seu médico sobre a necessidade de realização do exame e tire suas dúvidas. Se precisar de ajuda, conte com os profissionais da Clínica Prevencordis, no Centro de Florianópolis!

 

Abrir
Olá! 👋
Agende a sua Consulta ou Exame aqui!