A realização de exames cardiológicos complementares é fundamental para se chegar a um diagnóstico mais preciso de doenças cardiovasculares.
Em geral, a avaliação cardiológica requer exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste de esforço, entre outros, de acordo com cada caso. Eles podem ser feitos para o diagnóstico e para o acompanhamento da evolução de doenças, na rotina de acompanhamento médico.
E um especialista que realiza o exame tem, além do treinamento técnico adequado, conhecimentos consolidados na área que o auxiliam na análise e interpretação das informações encontradas no exame, conduzindo-no para o diagnóstico correto.
Por isso, tanto a qualidade dos equipamentos, quanto a qualificação do profissional que realiza os exames são de extrema importância para a elaboração do laudo que chegará até o médico solicitante. Afinal, a condução correta de cada caso depende diretamente de diagnósticos confiáveis.
Prevenção de Doenças Cardiovasculares
Os exames cardiológicos são importantes também como agentes de prevenção. De acordo com a OMS, como mencionado pela Organização Pan-Americana da Saúde, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo. Em 2015, foram mais de 17 milhões de mortes.
Apesar da evolução da medicina no tratamento, a prevenção é fundamental para a redução desses números. Medidas preventivas auxiliam na redução de consequências das doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).
“Os exames complementares conseguem mapear essas complicações e as potenciais causas da doença cardiovascular de forma preventiva e, também, para tratamento de doenças já estabelecidas. Eles ajudam a nos embasar e estratificar o risco dos pacientes de apresentar algum evento cardiovascular.” – Dr. José Fernando Arruda (CRM 6658 RQE 3440).
Confiabilidade dos Exames Cardiológicos
Contar com um profissional especializado em Cardiologia para realização dos exames cardiológicos pode fazer toda a diferença na exatidão do diagnóstico.
Além de um bom equipamento, é importante que o exame seja feito por um profissional que possua registro de especialização em Cardiologia. A qualidade do laudo do exame depende da qualificação do profissional e de seus conhecimentos na área para analisar e informar corretamente o que está sendo diagnosticado nos exames. É o ponto de partida para que o médico solicitante, que acompanha o paciente, possa conduzir o tratamento correto.
Dr. José Fernando traz um exemplo prático do que pode ser visto em um ecocardiograma:
“Em um paciente que teve um infarto, é possível ver no exame que no músculo cardíaco tem uma cicatriz. Ou, se ele tem um problema de válvula, no ecocardiograma é possível avaliar se a válvula está com defeito. Assim, conseguimos fazer o diagnóstico e quantificar a gravidade do problema. E isso também serve como um ponto de base para o correto acompanhamento.” – Dr. José Fernando Arruda (CRM 6658 RQE 3440).
Onde realizar o exame cardiológico?
É muito comum os médicos indicarem aos pacientes o local para a realização dos exames no qual confiam. Assim, o paciente e seu médico sentem-se mais seguros, sabendo que estão recebendo um diagnóstico confiável.
Ao receber a solicitação de um exame cardiológico, pergunte ao seu médico sugestões de locais para a sua realização. Certamente, ele irá lhe dar algumas opções nas quais confia. Lembre-se de verificar se o profissional que realizará seu exame possui registro de especialidade e se os equipamentos utilizados são modernos. Afinal, a credibilidade do laudo é importante para a condução do seu tratamento. Se precisar, conte conosco!